Um homem que espantou um urso aos gritos


Sabemos que a possibilidade de encontrar um urso é bastante remota, mas o que uma pessoa poderia fazer se desse de cara com um urso? É o que mostra o sueco Ralph Persson, que escolheu uma tática particular de defesa, para sair ileso de um encontro com um urso. Em vez de fugir ou ficar completamente imóvel, o homem abriu os braços e ‘rugiu’ enquanto o urso se aproximava dele, correndo.

A cena foi registrada em um vídeo que está girando na web, com milhares e milhares de visualizações. O homem estava andando em uma estrada coberta de neve em uma área arborizada, quando o urso apareceu de um lado. A ousada tática de gritar fortemente funcionou e assustou o urso, que desistiu de um possível ataque. O urso, definitivamente se surpreendeu com o grito, voltando-se para a floresta.

O homem também tentou parecer ser maior que o urso, na tentativa de intimidá-lo. Mas essa seria a tática recomendada no caso de um iminente ataque de urso

Inspirada no recente episódio que levou à morte da ursa Daniza na Itália, (um homem que recolhia cogumelos foi levemente ferido pela ursa), a WWF lançou um vídeo informativo chamado “Viajar com segurança no país dos ursos” para transcorrer caminhadas tranquilas em lugares frequentados por animais selvagens, como ursos.

O único urso existente na América do Sul é o urso-de-óculos (Tremarctos ornatus) que se ecncontra nas florestas andinas desse continente. Mas se você for viajar para algum país onde existem ursos, ou mesmo por curiosidade, aqui vão algumas das regras simples a seguir, em caso de encontros inesperados com ursos.

Seja notado

A regra principal é se mostrar durante as caminhadas, evitando o elemento surpresa para qualquer animal. A prevenção continua a ser a melhor estratégia: os animais não atacam à toa, são muito poucos os casos descritos no mundo, de agressão “deliberada” de um animal selvagem.

Em alguns países, até mesmo aos turistas estrangeiros são entregues pequenos sinos para serem amarrados em mochilas ou bicicletas: é um truque simples mas eficaz, porque os animais, advertidos suavemente sobre a presença humana, automaticamente se distanciam. 

Caso o animal te veja: não chegue perto dele

Se você vir um urso a uma determinada distância, fique no local e não tente se aproximar para tirar foto e colocar no Facebook. No caso de um encontro próximo é importante se fazer presente imediatamente, falando alto, por exemplo. Afaste-se rapidamente em um ritmo acelerado, mas sem correr.

Se o urso se levantar e farejar é porque quer avaliar melhor a situação, e não para mostrar agressividade. Os ursos não atacam, a menos que sejam provocados ou surpreendidos com a nossa presença súbita. Uma sua eventual atitude agressiva ou ameaçadora, se daria somente para intimidar e afastar quem o disturba mas, de qualquer modo, no caso  de um eventual ataque, o video sugere que se deite de barriga para baixo para que o urso entenda que você não lhe representa nenhum perigo. 

Leia também: Momento fofura: família ursa unida atravessa um riacho




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...