Os 6 lagos (e oceanos) congelados mais incríveis do mundo


Está fazendo aquele calor insuportável no Brasil e nessas horas dá vontade de ir a um outro extremo, não é verdade? Então para você que pode, e para você que não pode sair do país agora, eis aqui 6 lugares cheios de gelo e neve para, pelo menos, refrescar os olhos, ou programar aquela viagem de fuga!

Já por si só, ambientes aquáticos (lagos, rios, oceanos, mares etc.) são lugares maravilhosos que nos oferecem vistas deslumbrantes. Quando se congelam então… os cenários criados são ainda mais surpreendentes, feitos de bolhas de ar sob a superfície, flocos de neve coloridos, blocos de gelo de várias formas, etc.

Resumindo, paisagens surreais que, de fato, apesar de não parecerem reais, são verdadeiras obras da natureza. Aqui estão seis dos lagos mais surpreendentes ao mundo:

Lago Baikal

foto

Este lago está localizado no sul da Sibéria e é patrimônio da Unesco desde 1996. Parece ser o mais antigo existente, estima-se ter entre 20 e 25 milhões de anos. É famoso por seus gigantescos blocos de gelo, chamados de “hummocks” que podem chegar a 15 metros. O que dizer? Fantástico!

Lago Abraham

foto

Um lago em que bolhas de ar congeladas ficam presas sob este, é o cenário que oferece o Abraham Lake, no Canadá. Este lago foi criado artificialmente em 1972, em conjunto com a construção da barragem de Bighorn, mas tornou-se famoso quando se percebeu o estranho fenômeno natural que ocorre nas suas águas, onde, sob a espessa camada de gelo, formam-se grandes bolhas de diferentes formas e tamanhos.

Mar Glacial Ártico

foto

Você já viu “flores” de gelo que flutuam sobre a água? Bom, no Oceano Ártico você poderá assistir a este espetáculo. O fenômeno é criado graças às temperaturas muito baixas que ocorrem (-22°C) formando estruturas extraordinárias que “florescem”, como eflorescências de filamentos congelados, mas, assim que surge um raio de sol, as flores se dissolvem rapidamente.

Lago Druzhby

foto

Na Antártica surge o lago Druzhby que oferece um espetáculo muito lindo para os poucos visitantes intrépidos que conseguem alcançá-lo. Em sua superfície lisa congelada não se deposita muita neve e isso o torna especial, pois ali se forma um cenário surpreendente.

Lago McDonald

foto

Em Montana encontra-se o McDonald lake, popular durante todo o ano por turistas norte-americanos. Nem sempre este lago se congela, mas quando isso acontece, é realmente espetacular. Não é recomendado, no entanto, de se aventurar em sua superfície congelada, a qual é frequentemente irregular e pouco confiável.

Lago Belmeken

foto

Belmeken é um lago de alta montanha que está localizado dentro do Parque Nacional Rila, no sudoeste da Bulgária. Sempre oferece cenários de extrema beleza, mas no inverno ele atinge o máximo do seu esplendor graças às formas irregulares de gelo que aparecem em sua superfície e à neve que cobre as áreas circundantes.

Quantas maravilhas existem em nosso planeta Terra!?

Leia também: Os 15 lagos mais lindos da Europa




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...