Cultivar em casa com raízes, sementes ou bases de plantas


Quase toda a salada se pode cultivar na janela da cozinha. Ainda melhor, claro, se você tiver uma varanda onde possa por vasos um pouco maiores. Mas, em princípio, quase todas as compras de uma feira podem ser reproduzidas em casa, sem grandes dificuldades e com alguns bons cuidados.

Em um outro artigo, falamos sobre o cultivo caseiro da cenoura, que se reproduz vegetativamente, de forma simples e rápida, bastando a gente cortar uns 2 a 5 cm do topo de cada cenoura que vai para a salada, na sua parte mais grossa, colocar na água e esperar o brote das gemas (com folhinhas). Depois disso, é só por na terra, fofa e arenosa, num vaso fundo, de pelo menos 20 cm, regar, cuidar, esperar.

Mas, você também pode ter seu vaso de temperos: cebolinha, salsinha, alho, coentro, desde que você os consiga comprar com suas raízes. Então, bastará cortar os talos acima das raízes e colocá-las em vasos individuais, para diminuir a competição de nutrientes, que deverão ser mantidos em locais iluminados (pelo menos 5 horas de luz direta é o que precisam essas plantas).

foto

O gengibre, que já se compra como raiz, também pode ser reproduzido facilmente, pois cada raiz de gengibre tem gemas germinativas que, em situação adequada de umidade, brota e nos dá uma planta nova.

foto

Existem plantas que se conseguem reproduzir em vasos de água, como aipo e alface. Quando for comprar, veja se a base da planta está bem bonita, pois é desta que você obterá outras folhas novas, boas para sua salada.

Em casa, corte as folhas da cabeça de aipo ou alface, deixando a base com uns 10 cm. Ponha essa base em um pote com água, que irá renovando, para não apodrecer. Você verá que as folhas crescerão de novo, e de novo, até que se esgote o poder vegetativo da base. Isso poderá te dar muitas outras saladas, a partir de uma cabeça de aipo ou alface.

foto

Mas também você poderá plantar essas bases de aipo e alface, na terra, e suas plantas serão mais saudáveis, pois terão mais nutrientes à disposição.

Mãos à obra para ter sempre à disposição verduras frescas cultivadas por você 🙂

Leia também: Patrick Blanc: o botânico que transformou sua casa em uma selva urbana

Fonte fotos: knowledgeweighsnothing.com e greenme.it




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...