Quer ter mais confiança no futuro? Observe uma foto da natureza!


Imprima uma foto do seu último passeio pela natureza e coloque-a bem à vista. Isso pode ajudar você a ter mais confiança no futuro.

Na esteira da “Biophilia” conceito sugerido pelo biólogo americano Edward O. Wilson – segundo o qual não se pode viver uma vida plena e saudável longe da natureza – um grupo de estudiosos holandeses da Universidade VU demonstrou que a natureza ajuda as pessoas a avaliarem de uma forma mais positiva o futuro.

O estudo, publicado no Proceedings of the Royal Society B, parte do pressuposto de que os seres humanos “evoluíram preferindo recompensas imediatas”, provocando por isso uma excessiva exploração dos recursos naturais. De acordo com a pesquisa, pessoas que acompanham o crescimento de plantas, por exemplo, teriam um maior controle sobre os gastos, assim como ter uma janela com vista para um espaço verde melhoraria a concentração. Mas para isso, seria suficiente apenas olhar para fotos de paisagens naturais para se ter um forte senso de gratificação, estimulando a capacidade de se pensar mais a longo prazo.

foto

Basicamente, uma imagem exuberante e verde nos leva a pensar de forma mais otimista e de olhar mais para longe, do que as paisagens urbanas e cinzas feitas apenas de “instabilidade” e “competição social”. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores pediram aos participantes para observarem fotografias de natureza para depois escolherem entre receber 100 euros na hora ou até 170 euros, mas somente três meses depois. O resultado foi que a dimensão natural venceu claramente sobre a urbana na escolha do pagamento maior.

foto

Resumidamente, a exposição das pessoas à paisagens naturais estende os próprios horizontes temporais; enquanto a exposição à paisagens urbanas restringe dramaticamente as prospectivas.

Fotos: Dody Kusuma, Another Perspective of the Day




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...