Um infográfico para acabar com o ceticismo quanto às causas do aquecimento global


Você certamente já deve ter lido – e ouvido – declarações de nem nas mudanças climáticas. Ou, ter tido que rebater argumentos de que, mesmo que tal aquecimento esteja de fato ocorrendo, é “algo normal”, “cíclico”, “da natureza”… Utilizando nada mais do que a estatística, a Bloomberg Business elaborou um infográfico que poderá te auxiliar muito em futuras discussões.

Os cálculos foram feitos a partir de dados do Instituto Goddard para Estudos Espaciais, da NASA, com o intuito de mostrar como as diferentes causas têm contribuído para a elevação da temperatura do planeta. O infográfico as divide em causas naturais e humanas – sendo as primeiras, mudanças na órbita, no comportamento do sol e atividades vulcânicas e as segundas, uso da terra, poluição por ozônio, aerossóis, e emissão de gases do efeito estufa.

O período compreendido pelos dados vai do ano de 1880 até 2005 (mais detalhes da metodologia podem ser encontrados na parte inferior da página do infográfico).

A evolução das linhas – cada uma representando uma das causas – deixa claro que o aquecimento da superfície do planeta, , tem muito de sua origem nas ações humanas. O item que mais destoa e que “puxa” os graus para cima é justamente a emissão de gases do efeito estufa. Por outro lado, as variações na temperatura oriundas de eventos naturais permanecem dentro da média histórica observada.

Leia também: MUDANÇA CLIMÁTICA: O PLANO DE OBAMA QUE PROMETE REDUZIR AS EMISSÕES

Mesmo para quem já acompanha o assunto e não precisa de nenhum tipo de “comprovação” adicional, o infográfico traz uma visão geral bastante interessante – além de servir de insumo para futuras argumentações, claro.

E, para os céticos, bom… resta-lhes a realidade dos fatos.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...