Índice
Segundo estudo feito por cientistas da Loma Linda University Medical Center, nos EUA, uma alimentação vegetariana é mais sustentável para o meio ambiente e reduz as emissões de gases do efeito estufa. Outra conclusão é a de que os vegetarianos podem viver mais.
Esses cientistas analisaram os padrões alimentares de 73 mil participantes e compararam hábitos vegetarianos, semi-vegetarianos e não-vegetarianos para quantificar e comparar as emissões de gases de efeito estudo e os índices de mortalidade. A taxa de mortalidade para os não-vegetarianos era quase 20% maior do que para os vegetarianos e semi-vegetarianos.
Essa análise, recentemente publicada no Journal of Clinical Nutrition, se vale de observações que têm sido feitas no sentido de estabelecer conexões entre a alimentação e a contribuição para o aquecimento da Terra. Esse estudo foi o primeiro a se valer de grandes parcelas da população, como amostragem de análise.
As dietas vegetarianas resultam em quase um terço a menos de emissões em comparação com as dietas não-vegetarianas. O artigo afirma que a produção de alimentos de origem animal para consumo humano provoca emissões significativas de gases de efeito estufa – seja em face da derrubada de grandes espaços de vegetação para o estabelecimento de áreas de pastagens, ou então pela liberação de gás metano, por parte do gado.
Dessa forma, parar de consumir alimentos de origem animal pode ser uma ferramenta viável e eficaz para reduzir as mudanças climáticas e melhorar a saúde pública.
Esse segundo quesito teria melhorias, pelo fato de uma dieta baseada em vegetais não ser responsável pela construção de tumores e cânceres, bem como outras enfermidades do trato digestório e baixas de imunidade.
Mesmo pequenas reduções no consumo de carne já trazem benefícios significativos e auxiliam na segurança alimentar mundial.
Quem não consegue de jeito nenhum viver sem carne poderia ao menos tentar escolher a carne orgânica. No Brasil existem 12 fazendas certificadas. Leia aqui sobre a pecuária orgânica.
Categorias: Alimentar-se, Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER