Índice
Vivemos em uma sociedade ainda excessivamente influenciada pela cultura do descartável, mas existem muitos pequenos passos que cada um de nós podemos dar para mudar alguns hábitos já bastante estabelecidos. Começando a mudar com as nossas escolhas diárias como consumidores.
Se, por exemplo, você está habituado a utilizar o filme clássico de plástico feito de PVC (policloreto de vinila) para conservar a comida, propomos algumas alternativas reutilizáveis para substitui-lo, o que ajudará a reduzir a quantidade de resíduos gerados na cozinha.
Isso porque esse tipo de plástico, embora seja super cômodo, é de difícil reciclagem e pode ser perigoso para a saúde e para o meio ambiente, pois os danos causados pelo seu uso ainda não são totalmente conhecidos.
Leia mais:
A maioria dos filmes para embalar alimentos disponíveis no mercado são compostos de PVC (policloreto de vinila, também conhecido como cloreto de vinila ou policloreto de vinil), um material plástico derivado do petróleo. Os filmes podem ser reciclados, mas em todo caso devem ser evitados, pois eles contêm substâncias plastificantes que podem ir parar nos alimentos em que entram em contato.
Entre os recipientes reutilizáveis disponíveis no mercado, é preferível escolher os feitos de vidro. Nem todos os plásticos são próprios para conservarem alimentos e, infelizmente, quase nunca é possível saber com certeza as substâncias utilizadas para produzir as embalagens plásticas comuns.
A questão plástico e alimento é complicada. Os riscos que o plástico pode causar à saúde estão longe de ser totalmente conhecidos. Portanto, sempre que possível, prefira embalagens de vidro para substituir o filme plástico quando for conservar alimentos.
Leia mais:
Já há algum tempo, estão disponíveis no mercado tampas de silicone, conhecidas como “universal“, apropriadas para fechar recipientes de diferentes tipos e tamanhos e resistentes às temperaturas altas e baixas.
São tampas reutilizáveis que podem proteger hermeticamente os alimentos, criando um “vácuo”.
Antes de comprá-las, certifique-se de que são feitas de silicone totalmente não tóxico e próprias para a conservação de alimentos.
Muitas receitas sugerem que se cubra ou se enrole as massas com filme de PVC ou outro plástico transparente durante o crescimento da massa ou antes de ir para outras etapas da receita. No caso de massas que têm que repousar na geladeira, você pode apenas untá-las com óleo e colocá-las em um prato dentro da geladeira. No caso de massas que têm que ficar por um longo tempo repousando, como aquelas para fazer pão ou pizza, coloque-as em uma tigela de vidro cobrindo-as com um pano de prato úmido. Eles mantêm, em todo caso, a maciez desejada.
É um filme em bioplástico que pode ser completamente biodegradável. Desenvolvido pela Novamonted é o primeiro filme feito inteiramente a partir de matérias-primas vegetais que o tornam completamente compostável. Enquanto Mater-Bi não chega ao Brasil, embora a invenção já tenha quatro anos, pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) estão a caminho de patentearem uma alternativa sustentável para o filme plástico e já existem empresas interessadas no invento.
Trata-se de de duas embalagens inteligentes e biodegradáveis: uma acusa o grau de deterioração do alimento e a outra ajuda a prolongar a validade do alimento, pois utiliza óleos essenciais de cravo e canela em sua composição. Ambas são produzidas com fécula de mandioca.
No entanto, ainda não foi desenvolvido um processo de produção em larga escala.
“É preciso que se crie um modo de produção que possa suprir a necessidade da indústria e transformar o filme em um produto competitivo”, diz a engenheira de alimentos Carmen Tadini, do Departamento de Engenharia Química da USP.
Talvez te interesse ler também:
EMBRAPA PRODUZ FILME PLÁSTICO COMESTÍVEL
COMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS E FAZER TEMPEROS SAUDÁVEIS
ESTUDANTE BRASILEIRO CRIA MÉTODO TOTALMENTE NATURAL PARA CONSERVAR FRUTAS
SPRAYSAFE: UM SPRAY QUE PROMETE SUBSTITUIR O FILME PVC
Categorias: Consumo consciente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER