11 Dicas para Melhorar a Vida e a Saúde Apenas com a Alimentação


Ultimamente, a preocupação com a alimentação vem crescendo constantemente no Brasil e no mundo. Isso se torna evidente seja com o sucesso dos alimentos saudáveis, até mesmo dos fast-foods de saladas, seja com o aumento nas vendas de alimentos orgânicos. Cada vez mais pessoas acreditam que a saúde começa no prato. Vejamos aqui algumas dicas para promover algumas mudanças fáceis nos nossos hábitos alimentares, que podem fazer toda a diferença em nossa saúde.

De acordo com uma pesquisa recente, 44% dos deliveries pedidos pelos brasileiros são de pratos saudáveis. Isso mostra como o nosso povo está incorporando refeições de qualidade no seu dia a dia e, o conceito de comida saudável de agora não é o mesmo de tempos atrás. No passado, comida saudável, natureba como diziam, era considerada um coisa sem sal, sem e chata. No entanto, isso mudou bastante e atualmente existem inúmeras opções de saladas e pratos saudáveis, deliciosos, nutritivos que sustentam, agradam aos olhos e ao paladar.

Diante da importância que a alimentação tomou em nossas vidas, aqui vão algumas dicas bem simples para mudar alguns hábitos e ter mais saúde através da alimentação:

1. Tomar um bom café da manhã

O café da manhã é essencial para repor as energias gastas durante o sono. Lembre-se que seu corpo fica por muitas horas em jejum enquanto dorme, portanto, você precisa se alimentar assim que acordar para obter um bom desempenho intelectual e físico – seja no trabalho ou nos estudos. Uma nova pesquisa revelou que um bom café da manhã nos salva da arteriosclerose e protege nosso coração. Além disso, pessoas que não se alimentam de manhã tendem a comer em demasia no almoço, causando assim aumento de peso.

dicas alimentacao 2

2. Pequenas porções

Ao invés de apenas almoçar e jantar, procure comer de três em três horas – lembrando que as quantidades devem ser pequenas e devem ser constituídas de alimentos saudáveis, como frutas frescas e secas. Você sentirá menos fome na hora das refeições e, consequentemente, fará escolhas menos impulsivas.

3. Saladas

Procure sempre comer uma salada antes do prato principal. Além de serem saudáveis e cheias de vitaminas, elas ajudam a saciar a fome – o que ajuda a diminuir drasticamente as calorias ingeridas durante as refeições.

4. Beba mais água

Por incrível que pareça, muitas vezes confundimos fome com sede. Mantenha-se hidratado para evitar a ingestão de calorias desnecessárias.

dicas alimentacao 3

5. Opções saudáveis

Quando bater aquela preguiça de fazer comida ou quando você estiver sem tempo e tiver vontade de pedir alguma coisa pronta, saiba que existem opções saudáveis até mesmo para deliveries e fast foods. Este site, o PedidosJá por exemplo, oferece ótimas opções saudáveis e saborosas para você escolher.

6. Evite comer carne

A própria OMS declarou que o consumo de carne provoca câncer. Você não precisa eliminar completamente a carne da tua dieta se você simplesmente gosta de carne, se sente fraco sem ela, mas, atente para o fato de que o povo brasileiro consome carne regularmente mais de uma vez por dia, o que é demasiado! Reduza o consumo de carne ainda que seja por uma questão de equilíbrio ambiental, além da saúde.

dicas alimentacao 2

7. Asse ao invés de fritar

Vários pratos tipicamente fritos podem ser feitos no forno. Aquelas batatinhas que você tanto gosta, podem ser feitas no forno sem todo aquele óleo que é normalmente usado para fritar, e ficam tão gostosas quanto.

8. Não corte todos os seus prazeres

Não consegue viver sem o quindim da padaria perto da sua casa? Não tem problema. Reserve um dia especial da semana para uma “guloseima”. Escolha uma porção pequena e delicie-se. Lembre-se: dieta é uma questão de equilíbrio – e não a exclusão definitiva dos itens que amamos e que não conseguiremos manter a longo prazo. Quando eliminamos tudo o que adoramos do nosso cardápio, acabamos “metendo o pé na jaca” depois.

9. Cuidado com as calorias líquidas

Bebidas alcoólicas em geral tendem a ser bem calóricas, portanto não exagere nelas. Essa dica vale especialmente para drinks, como a caipivodka, por exemplo, que geralmente contém altas doses de açúcar. No entanto, eis uma boa notícia para os apreciadores de vinho e cerveja: em pequenas quantidades estas bebidas fazem bem.

foto

10. Chocolate

É chocólatra? Dê preferência aos chocolates com pelo menos 70% de cacau. Além de possuírem menos calorias, eles ainda podem ajudar na dieta, se consumidos em pequenas porções fazem bem ao coração e até para a memória e o aprendizado.

E por último, uma dica muito importante…

11. Durma bem

Este é assunto que também precisa ser mencionado, pois afeta a sua dieta. Cientistas já comprovaram que pessoas que dormem menos acabam comendo mais besteiras. Passar o dia com sono aumenta os níveis de cortisol no sangue (hormônio relacionado ao estresse), que, consequentemente, aumenta o seu apetite. Portanto, para dormir melhor e mais cedo, evite usar computadores e celulares na cama – a luz dos aparelhos digitais está criando uma crise de insônia na nossa sociedade. Está sem sono? Leia um livro. Faça algumas alterações em seus hábitos para dormir melhor e seu corpo agradecerá!

Viu só? Com pequenas mudanças no dia a dia, você pode ter uma vida ainda mais saudável sem muita dificuldade.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...