Avanzi Popolo: na Itália o desperdício se combate compartilhando alimentos


No mundo inteiro, tantíssima comida é desperdiçada todo dia. Uma verdadeira afronta considerando o número crescente de pessoas que sofrem a fome. Felizmente, a sensibilidade sobre estas questões está aumentando e, por conseguinte, várias iniciativas que tentam combater o problema dos alimentos que seriam jogados fora, estão aparecendo cada vez mais. Hoje mostraremos mais uma delas.

A região da Púglia na Itália criou o projeto “Avanzi Popoplo como parte do programa ”Puglia Capitale Sociale”.

Para se ter uma ideia dos números sobre o desperdício naquela localidade, a cada ano vão parar no lixo 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. O desperdício ocorre em diferentes níveis da cadeia alimentar: dos fabricantes aos consumidores finais.

Avanzi Popolo (é um jogo de palavras inspirado em uma canção antiga de luta social comunista “avanti popolo – pra frente povo, e avanzi significa restos, sobras). O objetivo da iniciativa é atuar como um ponto de colaboração entre aqueles que queiram trabalhar para reduzir o desperdício: por um lado, aqueles que têm o alimento que seria jogado fora e por outro aqueles que aceitam a comida doada, considerando o princípio de que “nada deve ser jogado, tudo deve ser compartilhado.

Então, a cada semana, os voluntários coletam os alimentos ainda utilizáveis, pelos bairros de Bari (a capital da região Púglia) para dar às famílias desabrigadas ou carentes da região, os alimentos e bebidas recolhidos. Além disso, um site atua como ponto de encontro para o compartilhamento de alimento. Graças ao site do projeto, incentiva-se intercâmbios entre as pessoas, até mesmo para pequenas quantidades de alimento.

foto

A partilha de alimentos é muito interessante e útil. Pensa quando você tem que viajar e as coisas na tua geladeira poderão se estragar, ou quando você comprou uma coisa que não gostou e sente pesar em jogá-la fora, ou quando você é sozinho e em determinadas ocasiões é obrigado a comprar quantidades de produtos que estragarão antes que você sozinho consiga comer tudo. Se as pessoas tivessem disponíveis serviços de doação e compartilhamento de comida, muito desperdício se evitaria.

No video abaixo, dois homens acordam de uma festa e veem quanta comida sobrou e terão que jogar. Um deles propõe o foodsharing e mostra como funciona o site de compartilhamento de alimento. É simples, basta se cadastrar e, a pessoa doadora descreve (inclusive com foto) a comida que dispõe em boas condições ou com data de validade perto do fim. O interessado em adquirir a comida, no site e vê as cestas de alimentos disponíveis, entra em contato com o doador e marcam local e data apara a retirada.

A atitude pode favorecer também a criação de novas amizades. Por que não?

Leia também:

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS: COMECE EM CASA A LUTA CONTRA O DESPERDÍCIO

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: CANADÁ VENDE ALIMENTOS “NATURALMENTE IMPERFEITOS”

COMBATE AO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: UM APLICATIVO PARA DOAÇÃO DE COMIDA!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...