Mc Donald’s revela como são feitas suas famosas batatinhas fritas


Mc Donald´s revelou recentemente, em um conjunto de vídeos, como faz para produzir seus alimentos. Nós falamos sobre os nuggets e agora vamos falar das suas mundialmente famosas batatinhas fritas, consumidas largamente mundo afora. Diferentemente das batatas fritas feitas na minha e na sua casa – que apenas levariam batata, sal e óleo – as da rede do palhaço famoso são compostas por batatas e outros…19 ingredientes!

Entre os mais surpreendentes itens da receita estão o açúcar – o que já era de se esperar, em se tratando de um produto industrializado – e ainda derivados de petróleo, como o dimetil polissiloxano – um tipo de silicone atóxico, capaz de evitar que seja formada uma espuma no decorrer do processo de fritura da batata – e TBHQ, ou butil hidroquinona – um antioxidante com função conservante.

Há um grande cuidado, na administração de substâncias como TBHQ. Inclusive, a FDA norte-americana define que sua quantidade não pode ser superior a 0,02% dos óleos ou gorduras do alimento – limite idêntico ao previsto pela ANVISA. Japão e Canadá não permitem o uso da substância, por associá-la ao câncer.

Óleo de soja é, por sua vez, aplicado não uma, mas diversas vezes no decorrer do processo de produção das batatas, sendo contabilizados como dois entre os ingredientes na receita final.

Para entender mais facilmente, ocorre o seguinte passo a passo com as batatas: primeiro são descascadas e fatiadas por máquinas, que são programadas para fazê-lo por igual. Depois há um processo de branqueamento desses alimentos, bem como molhos e pré-frituras – incluindo óleo de soja, óleo de soja hidrogenado e canola.

A seguir há tempero e um jato de açúcar – que serve para aumentar a sensação de se mastigar algo mais crocante. Há, então, o congelamento com conservantes e o transporte para os restaurantes, onde há uma nova fritura, ao comercializá-las ao cliente final.

O sabor da “iguaria” é resultado de alguns elementos: aromatizante natural de carne, leite hidrolisado, sal e trigo hidrolisado, bem como alguns conservantes – dimetil polissiloxano, que retira a espuma; dextrose, para dar cor; ácido cítrico; pirosfato ácido de sódio, com função antioxidante.

Até mesmo a fritura final das batatas, já na lanchonete, não é simplesmente à base de um óleo, mas sim, uma mistura de sete ingredientes: dimetil polissiloxano, óleo de milho, óleo de soja hidrogenado, TBHQ (butil hidroquinona), óleo de canola, óleo de soja e ácido cítrico.

As informações são disponibilizadas pela própria empresa, por meio do programa “Our Food. Your Questions” – Nossa comida. Suas perguntas”, em livre tradução.

Depois dessa, basta pensar só duas vezes para arregaçar as mangas e fritar as batatas em casa 🙂

©Dan Counsell/Unsplash

©Dan Counsell/Unsplash

Leia também:

Qual é o melhor óleo para fritar?

4 segredos para fritar com saúde

Qual é o melhor tipo de batata para cada receita?




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...